terça-feira, 19 de abril de 2011

Minha experiência com o gnome 3

Esse mês tem sido de muitas emoções para o mundo desktop do Linux, primeiro tivemos o lançamento do gnome 3, e daqui a 10 dias vamos ter outro lançamento muito esperado: o do Ubuntu 11.04(primeira versão do ubuntu a adotar o Unity como padrão).hoje vou falar um pouco da minha experiência com o gnome 3 rodando sobre o Ubuntu 11 beta 2(instalei no debian, mais neste ainda não tenho o gnome completo).

Confesso que o Gnome 3 me surpreendeu muito, pois achava que seria tão bugado quanto o kde 4 quando foi lançado mais o gnome 3 está bem estável.

A nova interface está totalmente renovada em relação ao gnome 2xx, agora não temos mais a barra de tarefas inferior(onde ficava as janelas) e os menus foram pro saco.

Ao meu ver, minizar janelas agora está mais fácil e rápido. a procura por programas está muito mais simples(só precisando levar o ponteiro do mouse até atividades e digitar o nome do programa desejado, quase substituindo o alt+f2). sem contar com a dock na esquerda que imita um pouco a do unity, mais com menos funcionalidades. também da pra fazer pesquisa no google e wikipédia rapidamente.


 Outra ótima funcionalidade, é a de conversar sem precisar trocar de janela. também da pra trocar música no Rhythmbox, tudo na parte inferior da tela.


Concluindo, o gnome 3 me agradou muito, é muito simples de usar e leve. o maior contra é apenas as configurações de aparência(que quase não existem).
Comentários